quarta-feira, 8 de junho de 2016

DOR NAS ARTICULAÇOES


A dor nas pernas causada por má circulação afeta principalmente idosos e pode surgir em qualquer hora do dia, mas piora após passar algum tempo sentado ou de pé na mesma posição. Os pés e os tornozelos podem ficar muito inchados e com uma coloração arroxeada, indicando êxtase venosa e dificuldade no retorno do sangue para o coração.

Em caso de trombose a dor é localizada, mais frequentemente, na ‘batata da perna’, é intensa e há alguma dificuldade para movimentar os pés. Além disso é comum que a dor afete somente uma perna, haja inchaço e aumento da temperatura nesta região. Esta é uma situação que pode acontecer após alguma cirurgia ou quando a pessoa precisa ficar muito tempo sentada na mesma posição, como pode acontecer numa viagem de avião, por exemplo.

A má circulação é caracterizada pela dificuldade do sangue passar pelas veias ou artérias, gerando sintomas como pés inchados, dor nas pernas, mãos frias e varizes nas pernas. É uma situação comum, especialmente em indivíduos com excesso de peso ou em mulheres que tomam a pílula anticoncepcional.

Alguns casos de má circulação podem ser hereditários e se manifestar constantemente, porém em alguns indivíduos pode surgir devido a outras causas, como passar muito tempo de pé, cruzar as pernas ou o envelhecimento do corpo.

Sintomas de má circulação

Os sintomas da má circulação do sangue incluem:

Pés e mãos frias
Inchaço das pernas e pés
Dor e cansaço nas pernas
Pele seca e escamosa
Sensação de formigamento nas pernas
Varizes.
Para reduzir estes sintomas os pacientes podem elevar as pernas, com almofadas, no final do dia ou dormir com as pernas mais altas que o corpo.

O que se pode fazer para má circulação é:

Praticar atividade física regularmente
Usar meias de compressão elásticas
Não ficar muito tempo sentado ou de pé na mesma posição
Diminuir a quantidade de sal na comida
Estar dentro da faixa de peso ideal.
Além destas dicas os indivíduos devem evitar o acúmulo de gordura e verificar anualmente os níveis de colesterol no sangue, pois o colesterol alto prejudica a circulação.

No caso da mulher, também é importante manter acompanhamento com o ginecologista, principalmente durante o uso da pílula anticoncepcional.

Nutrição e remédios favoráveis

A vitamina E é recomendável para aqueles que sofrem de problemas de circulação. Também, o Creme de Pimenta de Caiena é utilizado para ser aplicado externamente, podendo melhorar a dor nas pernas. A niacina ou Vitamina B 3 relaxa os vasos sanguíneos melhorando a circulação. O extrato de alcachofra diminui a pressão arterial, e previne a arteriosclerose.

Os remédios que podemos utilizar para melhorar a circulação das pernas generosamente agraciados pela nossa mãe natureza são:

Ginkgo biloba: possui a capacidade de dilatar as veias e, dessa maneira, o sangue circula melhor.

Alho: evita a formação de coágulos.

Unha de gato: diminui a capacidade de coagulação do sangue.

Cavalinha: Atua como diurético, melhorando a circulação. Faça uma decocção durante 30 minutos de 100 gr da planta seca por litro de água. Beba dois copos por dia.

Hamamélis: Pode-se esfregar ou realizar fricções com a água de hamamélis para aliviar a dor e o inchaço das pernas com varizes.

Castanheiro-da-índia: Faça uma de cocção da casca em uma colherinha por copo de água. Beba dois copos por dia.

O que é de cocção? É quando as partes da planta são fervidas junto com a água por alguns minutos. Esta técnica é aplicada geralmente para o preparo de chás das cascas, raízes ou pedaços de caule, que por serem mais duros precisam de um método mais rigoroso para a extração para a água dos compostos benéficos presentes na planta. Para se obter o efeito esperado, é preciso seguir qual o modo indicado de preparo do chá escolhido.

Argânia: o óleo de argânia pode ser utilizado cru para temperar a salada.


Salgueiro: Faça uma infusão de uma colherada pequena da casca por copo de água. Beba um copo a cada dois dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário