terça-feira, 7 de junho de 2016

DOR DE OUVIDO OQUE VOCÊ PODE FAZER 2016

                                Resultado de imagem para dor de ouvido
SEGUNDO
Dr. Arthur Frazão
Clínico geral
A dor de ouvido é um sintoma que surge, principalmente, após estar muito tempo ao frio ou ao introduzir água ou objetos, como cotonetes e palitos, no canal auditivo, que podem provocar uma infecção do ouvido ou rompimento do tímpano. Porém, outras causas incluem problemas na mandíbula ou crescimento de um dente, por exemplo.

Geralmente, a dor de ouvido é mais frequente em crianças, uma vez que apresentam maiores chances de desenvolver infecções dentro do ouvido ou canal auditivo.

Para tratar a dor de ouvido é recomendado consultar o otorrinolaringologista, no caso do adulto, ou o pediatra, no caso dos bebês e crianças, para iniciar o tratamento mais adequado.

O que pode causar e como aliviar a dor de ouvido
Como identificar a dor de ouvido no bebê

Para identificar a dor de ouvido, principalmente no caso do bebê e das crianças, deve-se estar atento aos seguintes sinais:

Coceira no ouvido;
Irritabilidade e choro fácil;
Dificuldade para dormir;
Perda de apetite;
Dificuldade para ouvir sons mais baixos;
Perda de equilíbrio.
Nos casos de infecção do ouvido, também podem surgir outros sintomas, como febre acima de 38ºC, líquido saindo do canal auditivo ou mau cheiro perto do ouvido. Nestes casos é recomendado consultar o médico para iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de antibióticos.

O que pode causar a dor de ouvido

A dor de ouvido pode ter várias causas, que, em alguns casos, podem ser identificadas através dos sintomas e de quando surgem. Assim:

Dor de ouvido e garganta: pode ser sinal de infecção do ouvido, conhecida por otite, que pode-se alastrar para a garganta, provocando febre acima de 38ºC, dor em forma de pontada e mau cheiro ao falar, por exemplo. Nestes casos é recomendado consultar o médico para inciar o tratamento com antibióticos;
Dor de ouvido no avião: é, frequentemente, provocada pela diferença de pressão que ocorre, principalmente, quando o avião está decolando ou aterrissando. O que se pode fazer é mastigar chiclete ou bocejar nesses momentos. Já no caso do bebê, dar uma mamadeira de água é uma boa forma de aliviar a dor;
Dor de ouvido e mandíbula: pode indicar problemas na articulação da mandíbula, como artrite ou deslocamento da articulação, que geram piora da dor ao abrir a boca para bocejar ou mastigar, por exemplo. Nestes casos pode-se colocar uma compressa quente junto do ouvido e da articulação da mandíbula para aliviar a dor, mas é importante consultar o otorrinolaringologista para iniciar o tratamento adequado;
Dor de ouvido quando engole: pode ser sintoma de infecção na garganta, como amigdalite ou tonsilite, que provoca dor também no ouvido por ser um órgão próximo. Nestes casos é aconselhado consultar o médico para iniciar o tratamento com anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, ou antibióticos, como a Amoxicilina.
Além destas causas, a dor de ouvido também pode ser provocada pelo crescimento dos dentes no bebê, nascimento dos dentes do siso no adulto ou problemas nos dentes, como abcesso, cárie ou bruxismo, por exemplo. Nestes casos é recomendado consultar o dentista para diagnosticar o problema e inciar o tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário