quarta-feira, 8 de junho de 2016

COMO CONTROLAR O DIABETES COM PEIXE LINGUADO

                                      Resultado de imagem para linguado

Embora menos festejado que o salmão e menos popular que a sardinha, o peixe linguado não fica atrás como fonte de ácidos graxos ômega-3. Esse peixe oval e achatado também oferece a gordura famosa como aliada do coração. Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association conclui que seu consumo semanal pode reduzir pela metade o risco de ataque cardíaco súbito. Trata-se de um bom motivo para indicar o alimento ao portadores de diabetes, afinal, o distúrbio aumenta o perigo de males do coração. Mas há indícios de benefícios extras. Segunda pesquisa francesa, o ômega-3 pode ajudar pessoas com diabetes e sobrepeso a fazerem as pazes com a balança. Pequenas perdas de peso repercutem bem na glicemia. E, conforme estudos da Universidade da Virgínia, nos EUA, eles concorrem para a prevenção. Moradores do Alasca, fiéis à comida tradicional (à base de peixe), têm menos diabetes e doenças cardiovasculares do que os que aderem ao padrão alimentar ocidentalizado (rico em gordura saturada). Para completar, peixes como o linguado ainda fornecem proteína, ferro, cobre e um mineral útil contra o diabetes, o zinco.

Modo de usar: ponha peixe no cardápio três vezes por semana.

Méritos a perder de vista

A relação de qualidades atribuídas aos ácidos graxos ômega-3 só faz crescer. Abaixam o colesterol e o triglicéride, ajudam a controlar inflamações, regulam a coagulação, facilitam a comunicação entre as células nervosas, favorecem a memória e o aprendizado. Pesquisa liderada por Daniel Machelson, da Universidade de Tel-aviv (Israel), descobriu que a gordura neutraliza os efeitos nocivos de um gene localizado em metade dos portadores da doença de Alzheimer. William G. Christen e colegas da Universidade Harvard (EUA) associaram o consumo regular de fontes de ômega-3 à maior incidência de degeneração macular da retina, causa comum de cegueira.

Atenção: O Brasil é um dos dez países com maior incidência de diabetes no mundo! A doença, silenciosa e crônica, tem entre seus principais efeitos o comprometimento de partes vitais do organismo, como o coração, os rins, os nervos, as artérias e os olhos. Mas é possível evitar essas complicações com a mudança de alguns hábitos diários. E o melhor, sem que isso signifique ter de recorrer a dietas extremamente rigorosas, exercícios físicos extenuantes ou qualquer outro sacrifício.

                                 Resultado de imagem para linguado

Nenhum comentário:

Postar um comentário